segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Turbo Pascal


Um dos primeiros exemplos de Ambiente de Desenvolvimento Integrado é o Turbo Pascal que é um IDE e um compilador para a linguagem pascal e foi criado pela empresa Borland e ele foi criado no ano de 1983 e ele foi um IDE de grande importância para o sucesso da linguagem pascal, O Turbo Pascal teve várias versões a primeira foi o Turbo Pascal 1: Na sua primeira versão, o compilador pascal feito pela Borland já possuía ambiente para digitação e depuração do código fonte, e fazia a compilação e linkedição do código em um único processo. Outra característica dos compiladores Turbo Pascal: são extremamente rápidos e geram executáveis enxutos, e com código nativo.
Turbo Pascal 2 e 3: Foram acrescentadas algumas funcionalidades nessas versões, como o acesso a diretórios através do ambiente de programação, para a localização de arquivos. Foi incluído novos procedimentos e funções.
Turbo Pascal 4: Foram introduzidas rotinas do DOS para leitura de diretórios, leitura e escrita de atributos de arquivos; ferramentas para acesso à memória e portas de hardware; facilidades para a construção de rotinas gráficas, com estilo de contornos e preenchimentos; foi implementado na versão 4 o conceito de unidade (Unit), fazendo com que um mesmo código fosse compartilhado entre vários programas fonte, e sem a necessidade da recompilação; esta versão ainda foi responsável pela implementação de novos tipos de dados e finalmente, a possibilidade de deixar o programa residente.
Turbo Pascal 5: Ocorreu uma importante evolução no compilador - a depuração. O programa agora pode ser executado passo a passo, inclusive com o acompanhamento do conteúdo das variáveis.
Turbo Pascal 5.5: Esta versão foi a responsável pela estréia do Pascal Orientado a Objetos, dando origem a primeira implementação do Object Pascal.
Na época para usar o Turbo Pascal era preciso uma licença de uso para utiliza-lo, hoje em dia ele está disponível livremente na internet, em 1995 a Borland deixou de desenvolver o Turbo Pascal, hoje em dia ele é desenvolvido pela Embarcadero.
Fontes: https://pt.wikibooks.org/wiki/Pascal/Introdu%C3%A7%C3%A3o
             http://www.portaldaprogramacao.com/artigos2.asp?n=265
             https://olamundo0.wordpress.com/2010/04/18/historia-da-linguagem-pascal/

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015


O Aprendizado Online e o Conectivismo

Olá caros leitores do Planeta Software! Desta vez vamos falar sobre educação, mas diretamente ambientes massivos de educação a distância os famosos MOOC.

Muito se fala sobre a atual eficácia do Ensino a Distancia, mas o fato de que ele vem ajudando milhões de pessoas a conseguiram uma formação e especialização ninguém pode negar. O advento de diversas novas tecnologias facilitam cada dia mais o acesso de informação e conhecimento para todas as pessoas, porém em um ambiente educacional é preciso tomar cuidado com a forma como se expõe os alunos a essas diversas novas tecnologias, e deve se aprender a utiliza-las não somente como meras ferramentas de auxílio no desenvolvimento, mas como parte da estrutura de práticas comunicacionais, de formação e de aprendizagem.

Travolta está confuso...

A EaD implica um processo de ensino e aprendizagem complexo, guiado pelas tecnologias, por isso, é preciso mais do que nunca entender todos(ou pelo menos parte) dos processos que a formam.  

Focando mais nos MOOC, um desses processos educativos associados ao ensino a distancia está o conectivismo. O conectivismo segundo Siemens seria “Um modelo de aprendizagem que reconhece as mudanças tetônicas na sociedade, onde a aprendizagem não é mais uma atividade interna, individualista”. Assim fica claro que ao introduzirmos constantemente novos meios de contato e absorção da informação o modo como se aprende assuntos tende a mudar drasticamente.

Travolta entendeu!!!

Os MOOC geralmente se utilizam destas ideias conectivistas para definir novos parâmetros e quebrar paradigmas antigos, e futuramente essas ideias seriam a base para a formação de redes planetárias, pois estas são responsáveis pela integração de diversas comunidades virtuais em uma escala global.

Ainda segundo Siemens e Graziella Frainer novos recursos disponíveis nas tecnologias digitais expandem, tanto a produção quanto a oferta, de cursos online em formatos diferenciados. Essa variedade de formatos só tende a melhorar os sistemas que aos poucos vão se consolidando e formando cada vez mais pessoas.

“[O conectivismo] fornece uma percepção das habilidades e tarefas de aprendizagem necessárias para os aprendizes florescerem na era digital”. George Siemens, 2004

              fontes: http://usuarios.upf.br/~teixeira/livros/conectivismo%5Bsiemens%5D.pdf
              http://reaparana.com.br/portal/wp-content/uploads/2014/10/Os-MOOCs-no-mundo-2013.pdf

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Horde? Kolab? Alguns Groupwares e seus benefícios.



Que os Groupwares facilitam a comunicação e melhoram a produtividade em trabalhos em grupo e em espaços empresariais os leitores do Planeta Software provavelmente já sabem. Mas Quando se fala em Servers e Softwares de produtividade ainda restam muitas dúvidas. Nós da Planeta Software fizemos uma lista de alguns destes servers tanto para Linux quanto para Windows para facilitar ainda mais a sua vida na hora de criar uma rede de comunicação para que você faça a escolha certa.

Horde
O Horde é um groupware pronto para colaborações em browser, os seus usuários podem compartilhar calendários contatos tarefas notas arquivos e favoritos, entre os apps do Horde estão o Kronolith com um sistema de calendários, o Turba é o gerenciador de contatos, O Nag é um app de lista de tarefas, Mnemo gerencia notas e lembretes, o Gollem cuida de arquivos e o Trean para bookmarks. Prático o Horde é compatível com linux, Windows, FreeBSD, OpenBSD, Mac, e Solaris. Além de todos esses serviços o Horde é gratuito.

SOGo 
O SOGo possui funções básicas para um Groupware, o seu server e todos os seus componentes estão registrados sob a licença GNU GPL/LGPL v2, permitindo que os adaptadores para Outlook e para o Thunderbird estejam disponíveis de graça, diferentemente de muitos outros groupwares. Seu sistema é intuitivo e a empresa fornece guias e FAQs para ajudar os seus clientes a utilizarem seus produtos. O SOGo é compatível com Linux e alguns aparelhos móveis são compatíveis através do também gratuito SOGo connector.


Citadel
O Citadel permite que os seus usuários utilizem as ferramentas mais comuns dos Groupwares, mas, além disso, o Citadel conta com serviços como quadro de avisos, mensagens instantâneas e acesso e criação de wikis. Assim como o SOGo o Citadel está registrado sob o GNU General Public License (GPL3).  Possui uma interface “Web 2.0” chamada WebCit, mas também permite acesso através de SMTP, IMAP, POP3 e GROUPDAV. É gratuito open-source e seu código é escrito em C. É bem mantido e atualizado constantemente.

Kolab


O Kolab fornece aos seus usuários acesso a e-mail, calendários, contatos, e gerenciadores de recurso. Foi premiado como melhor Groupware para Linux em 2005 pela Linux New Media. Apesar de antigo o Kolab ainda faz atualizações, tanto de segurança quanto lançamentos, o Kolab suporta vários inicializadores como o Kontact, o Outlook, e até mesmo no Horde.


Podemos perceber que muitos deles oferecem serviços muito similares mas alguns se destacam com pequenas modificações que podem agradar ou desagradar algumas pessoas, cabe a você verificar qual deles se adequa a seu gosto. Qualquer que seja sua escolha é garantido à praticidade e o aumento da produtividade no ambiente de trabalho.

Fontes:





quarta-feira, 27 de maio de 2015

Ambientes de Desenvolvimento

Olá, pessoal, hoje iremos falar um pouco sobre Ambientes de desenvolvimento!

Definição: “É um programa de computador que reúne características e ferramentas de apoio ao desenvolvimento de software com o objetivo de agilizar este processo.” (Wikipédia)
A utilização de IDE’s (Integrated Development Environment ou Ambiente Integrado de Desenvolvimento) para desenvolvimento de software vem se tornando algo imprescindível para empresas no ramo da informática.
O IDE é um programa de computador, geralmente utilizado para aumentar a produtividade dos desenvolvedores de software, bem como a qualidade desses produtos. Podem auxiliar, através de ferramentas e características, na redução de erros e na aplicação de técnicas como o RAD.
Exemplos:                                                                            
.Net~> A infraestrutura necessária para executar os códigos escritos para a plataforma .Net é chamada de CLI (Common Language Infrastructure). A CLI engloba a máquina virtual do C# (CLR), a linguagem intermediária (CIL) e os tipos base utilizados nos programas.

Após o processo judicial com a SUN, a Microsoft resolveu trabalhar em uma nova plataforma. Ela seria a base de todas as suas soluções, que posteriormente foi chamada de .Net. Esse novo ambiente de desenvolvimento da Microsoft foi desde o início projetado para trabalhar com diversas linguagens de programação, assim diversas linguagens diferentes compartilhariam o mesmo conjunto de bibliotecas. Com isso, para um programador migrar de uma linguagem para outra ele precisaria apenas aprender a linguagem sem se preocupar com as bibliotecas e APIs.



J2ee~> Projetar, desenvolver, empacotar e implantar aplicações empresariais baseadas em componentes, Essas são as funções dessa tecnologia.
Pode-se explicar a J2EE como a plataforma Java para desenvolvimento e execução de aplicações servidoras, com capacidade de suporte ao desenvolvimento de aplicações robustas e escaláveis.
A plataforma oferece a funcionalidade para o desenvolvimento de aplicações de multicamadas, baseadas na Web.


Oracle~> É um Sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD), o objetivo principal é retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, a manipulação e a organização dos dados. Surgido na década de 70, foi criado por Lawrence Joseph Ellison, em parceria com um antigo supervisor da Ampex chamado Robert Miner, Larry Ellison (ele é mais conhecido por esse nome) fundou a Software Development Labs. Os dois aproveitaram um conceito que a IBM não quis explorar e montou uma base de dados compatível com centrais de computadores e diversos terminais em simultâneo. Nessa período renomeou a empresa para Oracle e encontrou os dois primeiros clientes: uma base da força aérea dos Estados Unidos e a CIA.
foto de Lewrence Joseph Ellison


 Obrigado pela atenção, e posteriormente postaremos mais sobre o assunto. Comentem :) 

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Trabalho Colaborativo em Software de Produtividade

Definição: Software de Produtividade (Groupware) é o software de colaboração para grupos de trabalho (trabalhadores dentro de uma empresa, por exemplo). Ele dá sincronia e facilidade de interação a tais grupos de trabalho, permitindo uma melhor produtividade. Em suma, elimina qualquer restrição física ou lógica para permitir o acesso aos dados a partir de qualquer computador e criar grupos de trabalho com clientes, fornecedores, parceiros temporárias ou permanentes, etc.
Exemplo (1), editores de texto: a necessidade de vários funcionários de uma empresa ter que editar o mesmo texto, fez com que surgisse a necessidade de uma ferramenta eficaz para isso, a criação de um software que permita que todos os funcionários tenham acesso a esse texto simultaneamente.


 Exemplo (2),  videoconferência: bastante utilizada atualmente, muito em breve essa ferramenta se tornará preferida para comunicações corporativas. Ela ajuda aos usuários a se manterem próximos e torna-se um verdadeiro padrão nas comunicações empresariais.

 Exemplo (3), planilhas: É usado para adicionar cálculos para estender, combinar e resumir as informações. Permite aos usuários definir cálculos personalizados em tabelas dinâmicas como o Excel.


 Exemplo (4), gerenciamento de projetos: “É a aplicação de técnicas, conhecimento e habilidades para garantir que um projeto tenha sucesso.”, em outras palavras, administrar a execução e controle das atividades de um projeto.



Marcadores: Trabalho Colaborativo em softwares de produtividade, Editores de Texto, Videoconferência, Planilhas, Gerência de Projetos.

Obrigado e comente essa postagem.
Software de Produtividade

O software colaborativo ou groupware é um sistema que facilita o trabalho em grupo, ou seja, um termo usado para classificar softwares que simplifica a colaboração através do compartilhamento de informações.
Skip Ellis, professor universitário norte-americano especializado em Groupware, define a ferramenta como um "sistema baseado em computador que auxilia grupos de pessoas envolvidas em tarefas comuns (ou objetivos) e que provê interface para um ambiente compartilhado"
A maioria dos softwares groupware, permite que seja compartilhado, por exemplo, catálogo de endereços e calendário. Com isso, por exemplo uma secretária pode agendar uma reunião do seu chefe, de forma que este possa visualizar essa informação de qualquer lugar, seja de um cliente de e-mail, por exemplo.
Esse tipo de agilidade garante maior produtividade dos usuários e informações disponíveis nos lugares certos e na hora exata
As Vantagens do Software Colaborativo é que diminui o tempo gasto nas atividades em grupo, reduz o custo de realização das atividades em grupo, possibilita certos tipos de tarefas em grupo que seriam impossíveis sem o suporte computacional.
Dentre as diversas áreas em que software colaborativo pode ser aplicado as principais são educação, engenharia de software, trabalhos participativos, pesquisa, teletrabalho e telemedicina.
Alguns exemplos de softwares groupware é o Microsoft Sharepoint e o IBM Lotus Notes

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_colaborativo
         http://www.mknod.com.br/?q=node/155


sexta-feira, 24 de abril de 2015

Plataformas Globais de Educação Online (MOOC). O que são?

A "definição formal" segundo o Wikipédia é a seguinte: Curso Online Aberto e Massivo, do inglês Massive Open Online Course (MOOC), é um tipo de Curso Aberto através da web que visam oferecer para um grande número de alunos a oportunidade de ampliar seus conhecimentos num processo de co-produção.
Mas vamos ao exemplo da NTU (Nanyang Technological University), que fica em Singapura.
Com um moderno centro de controle destreaming de vídeo, cerca de pelo menos 70% das aulas da universidade são gravadas e deixá-las à disposição dos alunos para posterior visualização.
Existem muitos outros sites que possuem o mesmo propósito (ou parecidos) com o da NTU. 
Nestes links vocês podem ver alguns sites que contém alguns MOOCs e suas descrições:
Link 1
Link 2
Link 3

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/MOOC
http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/as-plataformas-de-educacao-online